26ª Corrida: XIV Volta Internacional da Pampulha 2012.

     09 de dezembro de 2012 - Num belo domingo de sol, num belo cartão postal e aos pés de um futuro espetacular estádio de futebol, foi realizado um dos eventos de corridas mais tradicionais do Brasil: A Volta Internacional da Pampulha, evento que já está em sua 14ª edição.
     Para mim, foi a segunda vez que participei desse evento. Em 2011, tive o prazer de correr essa prova e fiquei encantado, pois era a minha primeira corrida de grande porte, de uma estrutura de nível internacional.


     A entrega do kit da corrida, aconteceu na sexta e no sábado que antecederam a prova. O local foi o mesmo do ano passado, no Supermercado Carrefour, da Av. Carlos Luz, no bairro Ouro Preto, região da Pampulha. Aos atletas residentes em Belo Horizonte, foi recomendado buscar seus kits na sexta-feira, ficando o sábado para os atletas que vinham de outras cidades, estados e países. Mas as coisas não funcionaram bem assim, o movimento na sexta foi bastante fraco, haja vista a maioria trabalharem na sexta e assim o sábado foi bastante movimentado, ocasionando filas e desconforto para os atletas, mas nada que tirasse o brilho do evento.

Kit do evento, mais alguns produtos oferecidos 
pelos patrocinadores.

Por volta das 07:00h, chegando com minha filha.

Belo estádio do Mineirão, após a reforma será 
um dos mais bonitos do Brasil.

Léo DG, genro e grande apoiador (literalmente).

     Nesse ano, houve algumas modificações em relação aos eventos anteriores, começando pelo local da largada, pois nos anos anteriores a concentração era feita na orla da lagoa, próximo a estátua de Iemanjá. Nesse ano, a concentração foi ao lado do Mineirão, que está passando por reformas para receber jogos da copa de 2014. 

Evento de proporções gigantescas. 
Cerca de 14 mil atletas inscritos.

     Com essa alteração do local da concentração, houve um aumento de 850 metros no percurso, segundo a organização, o que eu discordo plenamente. Durante todo o percurso da lagoa, existem plaquinhas informando a distância percorrida a cada 100 metros, nos dois sentidos. Assim, o percurso marcado por essas placas mostram que o perímetro é 18 km e 300 metros. Eu fiz esse percurso de carro e registrei no odômetro 18 km 650 metros. Segundo a Yescom, o perímetro da lagoa é de 17km 800 metros, como demonstrado nos eventos anteriores. Assim, resta saber que está certo.

Divergências à parte, vamos lá que tá na hora da largada.





Dart - BA, amiga virtual que virou real.


Após uma subida de matar qualquer atleta,
finalmente chegamos.

Meu tempo, não foi dos melhores, mas estou contente.

Muito cansado, mas sensação de dever cumprido.

Grrrrrrr !!!!
Finalmente.

Amigas, genro e filha: grandes incentivadores.

Júlio, veio de Brasília para prestigiar nosso evento.
Segundo o GPS em seu celular, o percurso
foi mais de 19km.

Quem venha a Copa de 2014, estaremos preparados.

O que não faltou foi celebridades.

Luciana, repórter da Globo que filmou durante a corrida.

Tudo era só alegria.

Uma bela medalha.

Em breve colocarei aqui o vídeo 
feito durante o percurso.

9 comentários:

  1. Paulo que prazer grande ter te encontrado, melhor ainda você ter "parado" para me cumprimentar. Foi maravilhosa a participação na Pampulha. só não lembrava o quão íngreme era a ladeira do mineirão.
    No meu garmim deram 19km. Mas foi ótimo. Abração e venha correr na Bahia tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dart,
      Sim, sempre é bom encontrar gente como a gente. Gente que sente o prazer de correr. Fico muito feliz quando encontro amogos virtuais. Vou planejar em 2013 para fazer uma corrida em salvador. Um grande abraço e nos encontraremos por aí.

      PauloBH.

      Excluir
    2. Venha mesmo correr em Salvador.

      Excluir
  2. Parabéns Paulo, foi uma grande corrida mesmo! Independente das dificuldades oferecidas temos que ter mesmo espirito positivo e aproveitar bem o evento. Foi a 1ª vez que participei e gostei muito também. Felicidade pra vc e toda a sua família que o apoiou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo,
      Obrigado. Sim, é um evento especial para nós que moramos em BH. Ela serve de exemplo para muitos organizadores de corridas. Parabéns para vc também.

      Grande abraço,

      PauloBH

      Excluir
  3. Parabéns!!!
    Adorei correr a Pampulha lindo percurso.
    lindas fotos
    bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, obrigado e parabéns para vc também.
      É uma ótima corrida essa da Pampulha. A estrutura é muito boa.
      Venha sempre.

      Abraço,

      PauloBH

      Excluir
  4. Não gostei muito da organização, já que sou um cliente exigente. Mas valeu por ter reencontrado os amigos. Inclusive te vi tb antes da largada. Mas uma corrida não pode se basear apenas em encontro com amigos, pois para isso não preciso pagar 70 reais. Água morna, alteração de data quase em cima da hora (quem mora em outro estado etinha comprado passagem teve que se virar), alteração de percurso tb em cima da hora (que prejudicou cadeirantes e outras pessoas com dificuldade de locomoção). Tudo isso em prol do marketing do mineirão, que no final das contas não vai favorecer em nada ao povão. Tendas desorganizadas. No posto de gatorade durante o percurso, o atleta tinha que parar.
    Isso sem falar no odor da Lagoa da Pampulha, que está praticamente abandonada pelas autoridades responsáveis. Quem sabe com a tal da Copa eles deem uma melhorada na lagoa. Se bem que esse governo que temos não se importa muito em passar vexame, desde que esteja de bolsos cheios.
    Resumo: não gostei. Aqui em BH temos corridas bem melhores, onde Vc não gasta nem 10 reais com inscrição, como, Corrida do Carteiro, Corrida do TJMG, Corrida da ALMG, e outras.
    Foi a minha última participação neste evento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Daniel, com certeza suas críticas são sempre bem vindas, pois são sempre em prol de nós corredores/clientes. Não sei se é por que ainda sou um corredor novato que não tenho uma visão das organizações desses eventos como vc tem. Já participei de eventos em que a falta de estrutura e organização estavam bem explícitas. Mas a maioria levo como sendo uma grande festa, como um grande encontro de amigos. Mas tenha certeza que torço para que as organizadoras desses eventos abram os olhos e vejam que muitas coisas precisam melhorar.

      Um grande abraço,

      PauloBH.

      Excluir